Por que dar brindes

 

Porque devo dar brindes aos meus clientes? 

Você já deve ter ouvido falar sobre o quanto a visibilidade empresarial se torna importante para a promoção das vendas. Já diz o ditado que quem não é visto, também não é lembrado.      

E sabe quando isso acontece? Exatamente quando a empresa deixa de mostrar sua proposta de valor.

Então, você questiona: “Mas o que visibilidade, destaque da marca e brindes tem a ver”? Tudo!

Veja bem. Entregar brindes reforça a imagem da marca. Isso acontece porque primeiro, todo mundo gosta de ser agraciado com algo. Sabe aquelas propagandas que dizem: “Leve 3 e pague 2”, elas funcionam porque mostram ao cliente que ao comprar um produto, ele acaba por levar outro de brinde e dessa forma conseguem vender mais e faturar melhor.

Os brindes podem ter várias funções dentro da estratégia promocional de uma empresa, que são: 

- Lembrança da marca - Quando os brindes acompanham as pessoas em vários momentos da sua vida profissional. Serve para fidelizar e ajuda a manter o reconhecimento da marca perante seu público-alvo. Por exemplo: uma agenda, uma caneta ou um chaveiro. 

- Agradecimento - Quando os brindes sugerem agradecimento por um bom ano de relacionamentos. 

- Abertura de negócios - Quando os brindes pretendem facilitar o contato inicial com um cliente ou então manter o relacionamento enquanto se está em negociação. 

- Reconhecimento - Quando os brindes é uma forma de reconhecimento da importância do cliente para a empresa. 

E a composição dos brindes dados pela empresa pode ser diferente para cada uma das funções acima, levando-se em consideração: o público-alvo, o posicionamento da marca e os resultados esperados da ação. 

Toda organização precisa criar o hábito de ter brindes para ofertar a seus clientes. Não somente para os melhores, mas para aqueles que estão chegando agora. Você tem ideia de como fica a impressão de um cliente que logo na primeira compra, já recebe um brinde?

O cliente percebe que a empresa se preocupou em investir um pouco mais, para poder de forma carinhosa presenteá-lo. Dessa maneira se mostra ao cliente o quanto a marca possui valor e quanto considera importante a boa relação entre comprador e vendedor. 

 

Brindes: uma forma de marcar a memória do cliente

Marcar a memória do cliente é imprescindível, ainda mais quando a competição é acirrada e bastante alta. Você só se destaca se estiver na frente do concorrente e só garante a venda se o cliente estiver satisfeito e tiver boas lembranças de seus serviços e ofertas.

Dar brindes aos clientes faz com que na primeira instância em que ele precisar de algo que você trabalha, vá até sua busca, já que antes foi tão bem atendido, recebido e agradado.

Isso demonstra o quanto sua marca poderá ser validada, pelo simples ato de mostrar o benefício do seu negócio. 

 

Personalize!!! A importância da personalização dos brindes

Mas não basta apenas comprar um monte de canetas e achar que o cliente ficará feliz com aquilo. Não é assim que funciona.

Primeiro, para trazer força para sua marca, você precisa entender a importância da personalização. Seja o que for que decidiu usar como brinde, esse item precisa conter os dados mais importantes da empresa, como: telefone, endereço, nome da marca, logomarca e o que puder ser inserido.

Desse modo, toda vez que o seu cliente olhar para o brinde, se recordará de sua empresa e a memorizará naturalmente, será que há maior propaganda e marketing do que esse? Fora que se trata de um investimento baixo, se comparado com os demais recursos que exigem maior tempo e custos. 

 

Utilidade do brinde

A utilidade do brinde é outro fator de grande importância, pois se estamos falando sobre manter a marca “viva” na mente do cliente, consequentemente, o brinde precisa ser útil.

Outro detalhe importante a esse respeito: Diferenciação. No mercado já há muitas empresas que dão como brindes calendários, cartões e outra série de coisas, que na verdade acabam apenas por se amontoar e não ter muita serventia.

Por exemplo. Na era tecnológica em que vivemos, seria mais interessante usar o calendário virtual ou o de papel? São reflexões desse tipo que precisam ser feitas.

  

E aí, qual vai ser o brinde?